SEM STRESS
Além de diminuir o risco de infecções, doenças respiratórias e diarréias, o aleitamento materno traz mais um benefício para a saúde da criança: a diminuição da ansiedade. Muitos anos mais tarde, bebês que foram amamentados no peito conseguiram lidar melhor com situações estressantes, como divórcio dos pais e outros problemas familiares, que aqueles alimentados na mamadeira nos seus primeiros anos de vida. Publicado nos Archives of Disease in Childhood, o estudo coletou dados entre cerca de 9 mil estudantes acompanhados do nascimento até os 10 anos de idade. O nível de ansiedade foi avaliado por meio de uma escala de 0 a 50 por suas professoras. “Verificamos que as crianças amamentadas no peito são significativamente menos ansiosas”, diz o epidemiologista Scott Montgomery, do Instituto Karolinska, Suécia. Os pesquisadores desconhecem, entretanto, o mecanismo exato pelo qual o aleitamento materno pode reduzir a ansiedade, e sugerem que o contato físico entre mãe e bebê provavelmente tem algum efeito no desenvolvimento das vias neurais ligadas à resposta ao stress e à ansiedade.
Revista “Viver Mente Cérebro”, ano XIV, nº 165, pag 21




